Campanha Esperar É Morrer

O cancro do pulmão é o 3º cancro mais comum em Portugal. Mas mata mais homens do que o cancro da próstata e mata mais mulheres do que o cancro da mama. É o mais mortal em todo o mundo, em parte porque o diagnóstico é feito tardiamente.
  
Isso acontece, entre outras razões, porque não há um exame de rastreio específico, porque os sintomas se confundem com situações comuns, e porque há também um grande desconhecimento dos sintomas do cancro do pulmão no nosso país.
 

De acordo com os resultados de um estudo internacional da responsabilidade da Global Lung Cancer Coalition, divulgados em Novembro de 2013:

  •  Em 21 países, Portugal é um dos 4 com menor conhecimento dos sintomas do cancro do pulmão: 
    1/3 (33%não consegue nomear qualquer sintoma. Os únicos países com menor consciência são o México, a Argentina e o Egipto;

  •  Temos uma das maiores taxas de fumadores ativos (28%), sendo o tabaco a principal causa do cancro do pulmão (85% dos casos);

  •  Os pacientes são mais frequentemente diagnosticados com cancro do pulmão numa fase muito tardia quando o tratamento não é já uma opção. Para os pacientes terem um diagnóstico mais precoce, devem estar conscientes dos sintomas, daí a importância crucial neste momento da sensibilização para esta doença.

O objetivo desta campanha é o de sensibilizar e educar para os sintomas do cancro do pulmão.

Estar atento/a aos sinais e agir de imediato, é realmente fundamental.

Fale com o seu médico se apresenta sintomas aqui indicados. #esperaremorrer

 

Sabia que…  

A Pulmonale oferece consultas de cessação tabágica especializadas?

Que oferece também serviços de apoio a doentes e seus familiares?

Que tem intervido em escolas para prevenir o tabagismo?

Que tem intervido em empresas e organizações, tornando-as Empresa Azul – Sem Tabaco®?

Que precisa de si, tanto quanto pode precisar dela…
Conheça-nos melhor em
www.pulmonale.pt

 
Materiais da campanha (pode descarregar gratuitamente, apenas pedimos que nos informe que os usou)
 
1. Envolva-se
 
2. Partilhe a informação. Sensibilize
 
3. Teste-se
Quer testar os seus conhecimentos? As respostas estão todas nesta página.
 
Campanha Esperar É Morrer